"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

quarta-feira, 18 de maio de 2016

A incrível geração de pessoas que possuem a vida mais interessante que você



Existe um tipo de pessoa que sempre vem te contar as novidades sobre sua vida e demanda de você toda a atenção do mundo para os fatos que, obviamente, são engraçados e excitantes, inusitados e exclusivos. Você ouve e algumas vezes as histórias até realmente são engraçadas, legais ou até mesmo sérias. Ah, por falar nisso, os problemas... Da mesma forma como as boas notícias, as más também são sempre acima da média. Os problemas destas pessoas sempre são muito complicados, fica até difícil de falar em possíveis soluções. São verdadeiramente um inferno na terra. Certamente você deve conhecer alguém assim.

Você as escuta com afinco e elas sempre retornam com novos fatos e novas descobertas. Vocês são amigos e amigos são para isso: para compartilhar aquilo que de bom e de ruim acontecem em nossas rotinas e planos e etc. Você ouve, opina, aconselha e sabe que nem sempre seus conselhos são levados em consideração, mas tudo bem, porque as coisas são assim mesmo.

Até que um dia algo acontece com você também.

Aquela pessoa com quem você sempre quis falar e não teve coragem falou contigo e a conversa está fluindo! Aquela entrevista que você fez deu certo, na segunda-feira você começa no novo emprego e está muito ansioso. O seu namoro está uma droga, vocês estão brigando o tempo inteiro e parece que não tem solução pra isso. Você começou fazer caminhadas diariamente, finalmente está se exercitando, mas precisa de algum apoio e motivação para não desistir. Afinal, parece que tua vida também tem pequenas coisas interessantes uma vez aqui outra vez ali e você pensa: vou contar pro meu amigo assim que der! Até porque você são amigos e amigos são para isso: para compartilhar aquilo que de bom e de ruim acontecem em nossas vidas.

E qual não é a sua surpresa, quando, cheio de entusiamo ou com profundo pesar, você conta o que lhe é tão importante no momento e a reação do seu amigo é apenas: Sério? Mas eu já fiz isso! E aí o que era algo teu de repente vira dele. Essa pessoa já fez isso, aliás, já fez até melhor! Você escuta coisas como: Nossa, ele só comprou um presente pra você? O fulano comprou um presente, me levou pra sair e ainda quer me apresentar pra mãe dele final de semana que vem ou então Nossa, ele comprou um presente pra você? Isso é tão piegas, ah, sei lá, isso não me atrai mais, eu prefiro que façam alguma coisa pra mim do que comprem.

Ou simplesmente a pessoa não fala nada, não emite uma opinião ou sequer dá qualquer sorriso, e ainda por cima abre o celular e fica mexendo nele enquanto você fala sozinho, caso estejam conversando pessoalmente, e se a conversa foi virtual um emoji qualquer ou apenas um "hum..." é suficiente para perceber o quanto a tua vida não é interessante, não atrai a atenção do teu amigo porque a vida dele é o centro de tudo. Estas pessoas chegam para contar suas histórias e, ao terminar, sequer dizem: E você? Quais são as novidades! Me conta. Não, não há interesse.

Eu convivo com algumas pessoas assim e confesso que sempre que isso acontece eu me distancio um pouco mais, mesmo que eu goste muito da pessoa e que eu tenha histórias muito legais com ela. Não que a minha vida seja mais interessante, não que eu queira ter toda a atenção, até porque é justamente isto que estou criticando, mas porque onde não há espaço de escuta sincera e empatia pelo que o outro sente e acredita, não há espaço para aquilo que amigos fazem: um verdadeiro compartilhar de coisas boas e ruins que acontecem em nossas vidas.

Agora, para além dos "interessantismos", se tudo ou nada está acontecendo com você é sempre tão bom ter amigos por perto que saibam disso e disso conversem contigo. De verdade. Sem falso interesse.

Nenhum comentário: