"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos." (Salmo 119:10)

domingo, 29 de setembro de 2013

Quem é a mulherzinha aqui?

Obra de Pino Daeni.

Tenho visto uma enxurrada de mulheres mais "duras", às vezes incluo-me neste time. E hoje eu percebi de verdade isso porque recebi uma sms de um do meus melhores amigos: ""Boa noite, tudo blz contigo? Porque tu deu bom dia ontem depois não deu mais noticias, larga de agir como homem, rum, rs". Esse "rs" no final foi só pra amaciar o que de fato ele queria dizer, inclusive em seguida ele mandou outras, dessa vez mais direto ainda: "mulher é mais meiga e carinhosa, e tu tá mto grossa e bruta, hsuashua". Não me senti ofendida nem fiquei zangada, isso foi só pra ilustrar como a coisa está e que não é neurose minha apenas. Engraçado como hoje pela manhã eu estava pensando nisso, conversando com uma amiga falei em tom de brincadeira: "O mundo é muito duro com a gente, as mulheres estão ficando duras." Mas é isso: as mulheres estão ficando duras, brutas, grossas... Tá, temos que pensar também na questão do esteriótipo feminino. Há um esteriótipo sim. Toda sociedade tem seu esteriótipo do que é "feminino". A nossa inclui delicadeza, dependência, risos contidos, postura adequada, unhas feitas, cabelo arrumado e outras cositas mas... Eu definitivamente não sou o tipo de pessoa que prega igualdade de gênero (não estou falando da igualdade de direitos, mas de igualdade do tipo homem = mulher, não, não é igual), e nem levanto minha voz como feminista, mas tenho consciência de que tudo o que hoje não abro mais mão é fruto de tudo o que muitas mulheres conquistaram. Acho até que sou bem machista, inclusive. Não aprovo a dependência de homem nem financeira nem emocional, nem homem dependente de mulher, isto muuuuuuuuuito menos... Mas agora fiquei pensando mesmo sobre a minha postura. Eu ouço algumas pessoas me dizendo algumas coisas que comprovam minha mudança de atitude e pensamento. Aliás, de pensamento eu sei que mudei muita coisa mesmo. Por que vejo tantas mulheres assim hoje em dia? Mulheres Muralhas, Mulheres Duras, Mulheres Brutas, Mulheres Rochas, Mulheres Diretas... Ah, são tantas coisinhas que nos impõem... Sinceramente. Eu fico me perguntando se é tudo fruto de desilusões. Respondi ao meu amigo que "meiga e carinhosa" pra mim é cudocice e às vezes frescura, que entra no rol da cudocice. Eu sou carinhosa com quem eu quero ser carinhosa, eu sou meiga quando... não, eu não sou muito meiga não. Talvez o fenótipo, apenas... Mas eu também choro, eu também me preocupo com roupa, eu sou insegura e hoje eu me incomodo um pouco por estar dura, ou será que sempre fui dura?, ou será que me tornei dura? Outro dia uma pessoa me perguntou por que eu não colocava um piercing no nariz, outro amigo olhou pra ela e respondeu: "isso não tem nada a ver com Steffi, é muito fofo". Eu ri. Não tenho mesmo vontade de colocar piercing, acho muito fresquinho mesmo. Ele me conhece. Outro dia um outro amigo também disse que meu lado masculino estava muito aflorado. Mas o que é isso, gente? Será que eu estou tão macho assim?  Eu sou super a favor de carinho, respeito, abraço, preocupação, super, super, super... Apesar de eu ter todo um discurso contra essas imposições que existem a respeito do modo de ser feminino aceitável pela nossa sociedade machista, opressora e blá blá blá, eu queria ser um pouco mais sensível... se é isso que falta. Ah... Só estou cansada de ficar pensando nisso. Afinal de contas o que é ser feminina? É ser "doce"? É colocar o outro na posição de Homem (com H maiúsculo)? O que é ser meiga? É falar com diminutivozinhos? É não dizer "não" ou não dizer "sim"? O que é feminismo? O que é feminilidade? Então não pode falar palavrão, "cara" ou alguma outra gíria? Então não pode comentar sobre o jogo ou chamar a outra moça de fresca? Meu bem, eu também não sei cozinhar. Eu até acho engraçado quando eu vejo um blog ou site sobre feminismo e o layout é todo rosa e as fontes cursivas. Eu me sinto lesada pelos dois conceitos. Eu sei muito bem que ser feminista não significa odiar homens, mas também prega uma liberdade que me dá azia, assim como a feminilidade me enche o saco, pois me dita, de certa forma, a ser assim ou assado... Eu sou mulher, e quero ser tratada como tal, sem ser me sentir pressionada a ter que ser de um jeito pra ser tratada de outro. Eu gostaria de ser tratada da forma como acham que devam tratar uma mulher com respeito e dignidade, mas da minha forma de ser mulher. Eu sou uma mulher, menina, assim, sem muita frescura, que detesta ver namorada mandando em namorado, que acha lindo gente livre e solta, que gosta de conversar com todo mundo... Eu sou do meu jeito. Só isso. Não menos mulher nem mais homem. Não menos "homem" nem muito "mulher".Aliás, o que é ser HOMEM com H maiúsculo, como citei mais acima? O que é não ser HOMEM? Ser homem é um estado, uma forma ou uma imposição? É uma condição "dada"? Ser "mulher" é dado também? Eu sou heteressexual, isso me define como "mulher"? Por que isso me oprime? Nunca se sentiu assim? Nunca se perguntou? Poxa, eu invejo você... Queria só viver sem me perguntar mesmo.


Eu sou daqui, eu não sou de Marte
Vem, cara, me repara
Não vê, tá na cara, sou porta bandeira de mim
(Infinito Particular - Marisa Monte)

Um comentário:

Anônimo disse...

http://letras.mus.br/maria-rita/73651/